Exposição no Atelier Aberto - METAMORFOME

METAMORFOME

(Meta/Amor/Fome)

Esta exposição reúne peças de várias fases e estilos diferentes, como num resumo.
Algumas delas realizadas há mais de dois anos, outras do ano passado e uma ou outra mais recentes. No entanto facilmente consegui compô-las de forma harmoniosa e vibrante. Em especial pela cor mas também pelos temas e degrade de estilos, embora, a meu ver, estejam na sua origem vivências e estados diferentes. Quando olho e absorvo o que para mim é cada peça, recordo como estava, quem era e como me sentia quando realizei cada uma.

Metamorfome pareceu-me ser o nome indicado a nível de várias dimensões de concretização desta mostra de trabalho: Não só devido à temática e conteúdo dos trabalhos, como também pelo contexto e significado que tem para mim reunir trabalhos de fases diferentes.
Metamorfome porque observo agora de uma forma nova as transformações que vivi manifestadas na expressão pelo desenho e pintura ao longo do tempo. Isto é, o aperceber-me da metamorfose que fui sofrendo a nível criativo e a forma como a minha necessidade (fome de criar) se foi transformando.

Em suma esta exposição tão simples acabou por me revelar que a necessidade criativa vive da mudança que é esta metamorfose constante do ser.
Ser que procura satisfazer sempre as suas necessidades e “fomes” até as transcender para a elas retornar de forma nova ou mesmo numa nova forma. Assim é a arte e a história, um ciclo que se repete sempre novo. E assim é o pulsar da própria vida.

Talvez seja bom de acentuar que já não expunha o meu trabalho desde o início deste ano.
Até agora tenho dedicado as minhas exposições à pintura sobre suportes de madeira, telas e peças mais em bruto. No entanto, ao longo dos últimos anos, reuni inúmeros trabalhos de desenho e aguarela em suporte de papel.
A convite do Malenga decidi, então, realizar uma exposição mais limpa, simples e voltada para o desenho, embora reúna aqui também alguma pintura.
Selecionei alguns trabalhos e reuni-me com ele no Atelier para decidirmos quais deles iriam compor esta exposição. Como o Atelier Aberto está decorado com algumas peças da autoria do Malenga, tanto esculturas como pinturas, achei por bem que ele desse a sua opinião sobre quais dos meus trabalhos se conjugariam melhor, quer com o espaço, quer com as outras obras lá existentes. O Malenga revelou-se rápido e vigoroso a selecionar os desenhos e pinturas que lhe mostrei.

Comentários

Mensagens populares